Quase metade da audiência de rádio em Caxias do Sul pertence à Rádio Viva. A emissora detém 45% de participação, de acordo com a mais recente pesquisa da Kantar Ibope Media, realizada no segundo semestre de 2022. Depois da Viva, a segunda colocada soma 18%, a terceira 11% e a quarta 8%.

Outro destaque é o número de ouvintes por minuto da Rádio Viva. A emissora atinge a incrível marca de 18.100 ouvintes por minuto, contra 5.500 da segunda colocada, 3.800 da terceira e 2.800 da quarta.

No critério classe social, o destaque da Rádio Viva é que sua audiência é majoritariamente composta pela Classe C, com 68%, e Classes AB, com 25%. Significa dizer a rádio atinge fortemente as faixas economicamente ativas do mercado.

Complementando esse perfil, a Viva concentra 49% da sua audiência na faixa das pessoas com 30 a 49 anos e 36% na faixa etária a partir dos 50 anos. Também reforçando o caráter de público potencial e gerador de negócios.

Canais web como aliados

E não é apenas nas ondas de rádio que a Viva se destaca. Seus perfis na internet atingem excepcional audiência, com mais de 140 mil fãs no Facebook, 53 mil seguidores no Instagram e sete mil usuários do aplicativo. Além disso, o site recebe mais de 13 mil usuários mensalmente.

Somado a isso, o Portal Leouve potencializa a pulverização das marcas na internet, com mais de 700 mil usuários no site por mês. São 368 mil fãs no Facebook, 119 mil seguidores no Instagram e 14 mil acessos por mês no aplicativo próprio.

Características da Rádio Viva

Os parceiros da Viva contam com diversas características singulares da emissora, que fazem dela opção certeira na hora de anunciar. Dentre eles, destacam-se:

  • Proximidade

A Viva aproveita a proximidade do rádio e da internet com o ouvinte para assim transformá-la em vínculo com os anunciantes. Traz marca, negócio e serviço para perto do mercado consumidor.

  • Liderança

A liderança disparada na audiência de rádio e na internet torna a Rádio Viva e o Portal Leouve caminho natural para a divulgação de produtos e serviços ao mercado.

  • Confiança

A Rádio Viva integra o Grupo RSCOM, que atua há 40 anos no ramo, garantindo informação, entretenimento e jornalismo imparcial nos seus canais de comunicação. Isso traduz, junto aos anunciantes, a confiança necessária para a realização de bons negócios.

Entramos na reta final de 2021 e mirando 2022. Nesse período, as tendências em marketing e negócios para o novo ano já estão em discussão, ainda mais quanto à expectativa pelo fim da pandemia.

Mas então, o que é apontado como tendência para 2022? Quais os cenários esperados para marketing, comunicação e negócios? Como vai ser o novo ano e o que ele terá de diferente de 2021?

Reunimos alguns tópicos que podem ajudar a responder a essas perguntas. Confira!

Retomada dos negócios

A pandemia do coronavírus afetou significativamente muitos negócios durante os anos de 2020 e 2021, com dados ainda não consolidados sobre os efeitos completos desse fenômeno. Além de perdas de vidas e da dor para muitas famílias, a Covid-19 interferiu econômica e financeiramente empresas, principalmente as de médio e pequeno porte e os empreendedores individuais.

No entanto, com o avanço da vacinação, a expectativa é que os negócios retomem crescimento. Porém, é importante salientar: muitos setores não voltarão a atuar da mesma forma que antes, por efeito de novos hábitos de consumo ativados durante a pandemia.

Um exemplo disso são as empresas de menor porte que se obrigaram a migrar as vendas de produtos ou serviços para plataformas online e, agora, manterão suas atividades dessa forma. É a maneira de atender às novas culturas dos seus clientes.

Por isso, uma reflexão é importante de ser realizada: seu negócio está pronto para essa retomada de uma forma diferente, se for necessário?

Crescimento da inteligência artificial

Uma das tendências para 2022 é algo que vem se repetindo como tendência nos últimos anos: o crescimento da inteligência artificial. O novo ano deverá consolidar ainda mais a utilização de aplicações em machine learning para automações, experiência do usuário, escalabilidade de negócio, entre outros.

A razão para essa expectativa é que a inteligência artificial está cada vez mais inteligente, com perdão da redundância. Aplicações e algoritmos possuem uma capacidade gigante de acumular conhecimento colaborativo para realizar ações cada vez mais próximas das humanas ou em grande escala.

Uso de chat bots

Essa tendência está ligada à inteligência artificial. O uso de chat bots inteligentes é realidade e deverá crescer ainda mais em 2022, tomando protagonismo em canais omnichannel de atendimento, venda e relacionamento com o cliente.

Além de permitirem personalizações de caráter humano, os robôs são capazes de integrar automações e realizar tarefas manuais onerosas. Trata-se de benefício tanto para o usuário quanto para a empresa.

Data driven para planejamento

Já ouviu falar em data driven? É o termo utilizado para se referir a processos organizacionais orientados por dados, ou seja, quando as empresas se baseiam em informações concretas para tomadas de decisão e planejamento estratégico.

O objetivo é aumentar a competitividade dos negócios, promovendo melhores resultados, por meio de uma cultura que busca alicerçar os passos em dados analíticos. De maneira coloquial, é deixar o achismo de lado e partir para decisões argumentadas e mais seguras.

Atenção: isso não vale apenas para organizações de grande porte, qualquer negócio, independente do seu tamanho, pode se beneficiar do data driven para melhorar seus resultados. Isso porque se trata de uma cultura, não de uma ferramenta específica.

Comércio eletrônico

Como já mencionamos, a pandemia obrigou muitas empresas a se reinventar e criar sua loja virtual. Quem já tinha isso em mente, mas cozinhava em banho maria, acelerou o processo.

Bom, a notícia é que essa modalidade vai permanecer em alta em 2022 e nos próximos anos. Basta prestar atenção aos hábitos dos novos consumidores, como compram comida, roupas e equipamentos, quais os tipos de serviços que consomem.

Se você possui lojas físicas e ainda não pensou em também investir no comércio eletrônico, fique atento, seu negócio pode estar em risco.

Investimento em mídias variadas

Uma das tendências para 2022 em marketing, comunicação e negócios é a combinação inteligente de mídias em diferentes canais. Por exemplo, campanhas que veiculam no rádio, amarradas com anúncios em redes sociais.

É que os veículos de comunicação possuem muita força e credibilidade, o que ajuda na construção e no reforço da marca, além é claro, de atingir muitas pessoas ao mesmo tempo. Essa capacidade de massa pode ser usada para potencializar ações em paralelo da sua loja virtual, afinal de contas, ajuda na construção cruzada de mídia.


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O rádio é um dos veículos de comunicação mais importantes em atividade no Brasil, reconhecido pela sua forte abrangência e seu papel, por vezes, histórico na trajetória do país. Vamos conhecer um pouco da história desse veículo.

O início

Oficialmente, a primeira transmissão por ondas de rádio no Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência. O conteúdo? A fala do presidente Epitácio Pessoa e a ópera O Guarani, de Carlos Gomes.

A primeira emissora, no entanto, começou a operar apenas em 1923, sob o entusiasta Roquette Pinto, um médico que pesquisava a radioeletricidade para fins fisiológicos, mas que decidiu investir no rádio. Era a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a PRA-2.

Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 – Foto: site Instituto Roquette Pinto

A emissora carioca transmitia óperas, poesias e informações sobre o circuito cultural da cidade. Até o ano seguinte, mais emissoras entraram no ar em Pernambuco, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná.

Nesse início, as emissoras eram clubes ou sociedades de amigos, que financiavam a instalação e a operação. Os receptores, conhecidos como galenas, eram artesanais, feitos de sulfeto de chumbo com antena de arame fino.

A chamada Era de Ouro

Com a consolidação como negócio, o rádio entrou em uma fase conhecida até hoje como Era de Ouro. Isso se deu a partir da década de 1930, quando ele se popularizou, tornou-se meio para informação e entretenimento e passou a veicular publicidades, o que permitiu novas fontes de receita.

As emissoras desse período foram responsáveis por lançar grandes nomes da música brasileira, como Ary Barroso, Dalva de Oliveira e Orlando Silva. Essa era se estendeu pela década de 1940, até a chegada da televisão em 1950, que passou a dividir com o rádio as atenções da audiência.

Compositor, músico e radialista Ary Barroso – Foto: site Instituto Moreira Salles

Todas essas emissoras funcionavam em Amplitude Modulada (AM), uma forma de modulação de áudio em que a amplitude da onda varia de acordo com o sinal modulador. Mas já na década de 1930 começava a surgir outra tecnologia muito importante, a Frequência Modulada (FM).

O surgimento das rádios FM

Outro marco histórico na trajetória da radiodifusão foi a chegada das emissoras em Frequência Modulada (FM), que permitiu um elevado ganho na qualidade sonora das transmissões. Embora a tecnologia existisse há décadas, apenas em 1970 entrou no ar a primeira emissora FM no Brasil, a Difusora, em São Paulo.

Foi o FM o responsável pela oxigenação das emissoras de rádio, com crescente números de receptores. Em cinco anos, a quantidade de aparelhos saltou de 3 para 34 milhões, consolidando os dois formatos de rádio, AM e FM.

Década de 1980 e os novos rumos

A partir dos anos 1980, o rádio no Brasil passa por modificações novamente. É nesse período que se molda o tão famoso formato da dualidade, ou seja, rádio AM com foco em jornalismo e rádios FM em música e entretenimento.

Foi nessa década que surgiram também as primeiras redes de rádio via satélite, que fizeram e ainda fazem amplo sucesso. Em 1982, a Bandeirantes, de São Paulo, passou a gerar o programa Primeira Hora para suas afiliadas por meio de transmissão via satélite.

Esse modelo permitiu a criação de redes amplamente conhecidas no território nacional como Transamérica, Jovem Pan, Bandeirantes, Gaúcha, entre outras.

Rádio e a era internet

Com a popularização da internet, principalmente a partir do final dos anos 1990 e início dos anos 2000, o rádio teve que se modificar novamente. Além de transmitir em FM e AM, este último formato cada vez menos difundido em virtude da sua restrição tecnológica, as emissoras passaram a se tornar produtoras de conteúdo para canais digitais.

Inicialmente, as rádios jornalísticas começaram a compartilhar suas notícias nos portais e as emissoras musicais a utilizar sites como canais de interatividade. Isso foi crescendo e, com a profusão das redes sociais, o rádio mudou mais um pouquinho, tomando a frente na geração de transmissões ao vivo, as famosas lives, e na produção de conteúdo informativo.

Ainda, as emissoras assumiram, nos últimos tempos, grande papel de credibilidade na checagem de informações e notícias. Ou seja, se transformaram em fortes veículos de combate a notícias falsas.

E o futuro do rádio, como será? No que você aposta?


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Alie sua marca ao veículo com credibilidade e audiência, anuncie no rádio. A Exxasul é representante para as seguintes emissoras:

  • Rádio Viva 94.5 FM
  • Rádio Jovem Pan Serra Gaúcha 92.5 FM
  • Rádio Jovem Pan Grande POA 90.7 FM
  • Rádio Serrana 106.1 FM
  • Rádio Serrana 1070 AM

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Depois de um ano totalmente atípico, com a pandemia do novo Coronavírus em 2020, vem aí 2021. Mas o que esperar desse novo ano? Podemos prever algumas tendências? O que vai permanecer de 2020 e o que vai mudar?

Ficar de olho no que é tendência é extremamente importante para projetar estratégias de resultado para os negócios, ainda mais em um ano que vem com grandes expectativas e responsabilidades. Reunimos alguns tópicos do que deve imperar em 2021, confira!

Venda online

Em ascendência desde os últimos anos, o e-commerce deve crescer ainda mais em 2021. Com a pandemia e o distanciamento social, as impossibilidades de vendas presenciais, a venda pela internet consolidou-se forte em 2020.

O e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% em vendas no primeiro semestre de 2020, sua maior alta em 20 anos. Os dados são do estudo Webshoppers, elaborado pela Ebit Nielsen, em parceria com a Elo. O número de pedidos cresceu 39% em relação ao mesmo semestre de 2019.

Mesmo que a pandemia arrefeça, os especialistas entendem que muitos consumidores que foram forçados a comprar pela internet permanecerão nesse novo modelo. É aquela ideia de que a experiência fez bem e vai promover novas vendas nesse formato.

Uso da inteligência artificial

A análise preditiva de dados deve se consolidar ainda mais em 2021, à medida que se populariza e se torna uma atividade essencial para muitas empresas. É que seu uso crescente para processar dados e informações trouxe um grande impacto positivo para organizações, em busca de melhores resultados.

Nesse aspecto, o marketing deve se envolver cada vez mais no uso de dados instantâneos para campanhas assertivas e tomadas de decisão. O bom disso é que não há mais a necessidade de realizar planos estratégicos muito longos, com grande tempo necessário para construção e outro tanto para aplicação. A inteligência artificial e sua velocidade permite contar com informações imediatas para tomadas de decisão. É voar e martelar as asas.

Integração entre mídias

As mídias conhecidas como tradicionais vão morrer em 2021? Definitivamente, não. A tendência, pelo que vem ocorrendo nos últimos tempos, é a integração e a utilização conjunta de mídia tradicional e canais disruptivos. Por exemplo, emissoras de rádio ou televisão não vão deixar de existir, mas vão se moldar para atuarem em conjunto com canais digitais, redes sociais e aplicativos.

A combinação entre esses canais e o entendimento de que cada formato deve ser voltado para a melhor experiência do usuário é que vai vingar. Em últimos casos, importa é que o conteúdo seja de qualidade e tenha valor para quem o consome, sendo respeitadas as peculiaridades de cada canal, com vistas à potencialização de cada um deles.

Experiência do cliente

Eis aqui a essência dos novos modelos em termos de sucesso de negócio e resultados: a experiência do cliente. Não importa qual o produto ou serviço que sua empresa oferece, cada vez mais ela deve olhar pelo viés comportamental do cliente. Algumas perguntas que ajudam nisso:

  • Como meu cliente acessa as informações?
  • Quanto tempo ele tem para interagir com a minha marca?
  • Qual o seu poder aquisitivo? E quanto ele está disposto a investir?
  • Quais são seus hábitos? Ele costuma ler? Ele gosta mais de vídeo?
  • Quais são as redes sociais que o meu cliente acessa? E como ele acessa?
  • O conteúdo, a campanha, as informações que estou divulgando estão claras? São para o cliente, ou são para mim mesmo?

Essas são algumas questões que podem ser feitas no momento de pensar estratégias de comunicação, marketing para seu negócio. É essencial colocar-se no lugar do outro. E essa é uma tendência grande para 2021.

E para você, quais as tendências que vão vingar no novo ano?

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Investir em campanhas de publicidade é essencial para que uma empresa ou organização atinja seus objetivos, principalmente quando esses se referem a aumentar suas vendas. Em um mundo com cada vez mais concorrentes e oportunidades, aparatos tecnológicos que aceleram a troca de informações, manter-se na vitrine é indispensável.

Por isso, elencamos 5 motivos para empresas olharem com carinho o investimento em publicidade, na busca por resultados. Confira!

1 – Impulsionar vendas

A maior parte das empresas tem como objetivo vender produtos ou serviços e, se possível, aumentar esse índice. Por isso, a publicidade é fundamental como alavanca de vendas.

É a propaganda voltada para esse tipo de ação que vai sensibilizar o cliente a efetuar a compra, uma forma de motivação.

2 – Conquistar o público

Apenas vender uma vez, pode não ser muito viável. É preciso pensar em vendas contínuas, para perpetuação do negócio, não é mesmo?

A publicidade é uma excelente ferramenta para fidelizar os clientes, para que eles sempre lembrem da marca, de forma contínua.

3 – Ser conhecido e reconhecido

Ao lançar um produto ou serviço novo, como as pessoas vão saber disso? A publicidade é a forma mais rápida e ágil de informar ao público sobre novidades e, consequentemente, motivar a compra.

Investir em propaganda também garante às empresas que sejam reconhecidas pelo público, quando ele tiver contato com a marca. Ou seja, uma marca reconhecida tem mais chances de ser adquirida na gôndola do mercado, por exemplo, ou em uma loja online. É credibilidade.

4 – Gerar posicionamento da marca

Atualmente, e cada vez mais, os clientes buscam conhecer mais sobre os produtos, mas também sobre as marcas e instituições que estão por trás delas. Então, organizações e empresas são provocadas a terem posicionamento, serem transparentes sobre seus processos de produção, modelos de atuação, entre outros.

A publicidade é a melhor forma de dizer quais são os valores da empresa e dos seus produtos ou serviços. Trata-se de um canal direto para reforçar isso com o público.

5 – Criar espaços para diferenciais

Dizer o que faz um produto ou serviço diferenciado é mais do que importante para que ele seja adquirido. Ter espaços publicitários garante à empresa ou instituição que ela tenha um palco para explanar esses pontos positivos a seu favor, fazendo com que o público a conheça ainda mais.

Onde anunciar?

Atualmente, existem diversas opções para investimento em publicidade. A escolha pelo veículo certo vai depender de alguns fatores como área de abrangência, interesse e objetivo da campanha, valor da verba para investimento, tipo de comunicação a ser feita, entre outros.

Dentre os canais mais conhecidos para publicidade estão rádio, televisão, jornais, outdoors, redes sociais, materiais gráficos.

Se você deseja anunciar seus produtos, serviços ou sua marca, entre em contato conosco! Nós podemos te ajudar!

A campanha da Coca

Ah, e de onde veio a imagem destaque deste post? De uma campanha publicitária da Coca Cola, veiculada na Europa Central. As peças enaltecem uma ‘garrafa invisível’. Que massa, né?

A desinformação é um mal bastante nocivo para a sociedade, seja qual for a era. Em um mundo cada vez mais conectado com dados sendo compartilhados a todo instante, também cresce a chance de informações inverídicas serem divulgadas.

Segundo pesquisa do laboratório de pesquisa digital PSafe, mais da metade dos brasileiros já compartilhou alguma notícia falsa sem saber, e três em cada quatro deles já foram atingidos por algum tipo de desinformação. Os casos mais comuns envolvem temas relacionados a política e saúde, sendo transmitidos via redes sociais.

O grande problema é que quem recebe essas informações de contatos próximos tende a ter mais chance de acreditar, transmitindo inverdades adiante. Isso porque a confiança em familiares ou amigos faz com que não se faça a checagem da notícia.

Como identificar fake news

Especialistas sugerem algumas táticas para identificar notícias falsas como ler todo o conteúdo, verificar o site de origem, observar se há erros de escrita, checar em fontes oficiais e desconfiar de títulos apelativos. Outra sugestão é não compartilhar se tiver dúvida da veracidade.

Além disso, uma dica muito válida é buscar a informação em veículos de comunicação sérios e comprometidos com a prática jornalística. Aí que entra o rádio.

Rádio como aliado

A audiência e a confiança nas emissoras de rádio cresceu com a pandemia a chegada do período eleitoral, segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Uma pesquisa do Kantar IBOPE Media identificou que 78% dos entrevistados se dizem consumidores de rádio. Nas regiões metropolitanas do Brasil, a audiência diária de rádio cresceu.

Outro indicador importante é que boa parcela que consome notícias na internet sintoniza alguma emissora de rádio para checagem da informação. Ainda, das 50 marcas mais valiosas na América Latina, metade delas anunciou em rádio no primeiro semestre deste ano.

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  • Rádio Viva 94.5 FM
  • Rádio Jovem Pan Serra Gaúcha 92.5 FM
  • Rádio Jovem Pan Grande POA 90.7 FM
  • Rádio Serrana 106.1 FM
  • Rádio Serrana 1070 AM

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O combate às notícias falsas deve ser permanente, mas há períodos onde as fake news ganham mais força. É o caso dos meses que antecedem às eleições.

Para não cair em armadilhas de informações inverídicas, é preciso ficar sempre atento a algumas boas práticas. Confira!

1 – Leia além do título

Abrir a notícia e ler na íntegra o seu conteúdo é uma prática muito importante, que deve ser seguida sempre. Isso garante o melhor entendimento do assunto e indicações fortes se a informação é verdadeira ou não.

2 – Verifique o site de origem

Quando acessar a notícia, observe o endereço do site onde ela está publicada. Veja se você o reconhece, se trata de um portal de confiança. Confira se ele apresenta outros conteúdos publicados.

3 – Observe se há erros ortográficos ou gramaticais

Profissionais em redação de conteúdo jornalístico são capacitados e preparados para não cometer erros gramaticais e ortográficos. Se o texto contiver esse tipo de problema, pode ter sido redigido por pessoas que não possuem formação ou experiência na divulgação de notícias, muitas vezes, sem compromisso com a checagem dos fatos.

4 – Pesquise para checar a informação

Dê um Google, se for necessário. Essa dica vale muito para aqueles conteúdos que recebemos em grupos de Whats ou por e-mail, quando não estão publicados em um site. Uma rápida pesquisa pode apresentar resultados que irão indicar se é verdade ou não.

5 – Desconfie de chamadas apelativas

Pessoas mau intencionadas têm o hábito de criar chamadas apelativas, tentando forçar o público a acreditar no conteúdo. Exemplos disso são:

  • Isso a mídia não mostra
  • Compartilhe antes que saia do ar
  • Informação confirmada pela Universidade X
  • Político X está desesperado para tirar isso do ar

6 – Não compartilhe se tiver dúvidas

Uma das melhores maneiras de combater fake news é não compartilhando notícias, quando houver dúvidas sobre a sua veracidade. Seja em redes sociais abertas ou em grupos privados com amigos ou família.

7 – Busque se informar em veículos sérios

Os veículos de comunicação sérios procuram manter sua credibilidade na divulgação de notícias, por isso, são fontes confiáveis. Além disso, se submetem às regras da legislação eleitoral, que regula diversos critérios para garantir o correto andamento do pleito.

A Rádio Amizade agora se chama Serrana 1070 AM e terá programação em conjunto com a Rádio Serrana 106.1 FM. Ambas emissoras fazem parte do Grupo RSCOM, que ainda conta com a Rádio Viva FM, Rádio Jovem Pan Serra Gaúcha e Jovem Pan Grande Porto Alegre, além do Portal Leouve.

A Rádio Serrana 1070 tem sede em Bento Gonçalves e sua programação está completamente repaginada: playlists de sucesso e muita informação regional. Ela será local, de segunda a sábado, das 8h às 11h, e em rede nos demais horários.

Além disso, a Rede Serrana contará com sua unidade móvel, sempre presente e atenta aos acontecimentos nas comunidades locais e regionais. Pronta para atura em prol da sua audiência.

Marcas, produtos e serviços que desejam anunciar nas emissoras da Serrana AM e FM terão descontos especiais para pacote de mídia duplex. Para saber coo anunciar, entre em contato conosco.

Programação Rádio Serrana 1070 AM e 106.1 FM

Segunda a sábado

5h às 8h – Primeira Hora
Apresentação: Andrei Cruz
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

8h às 11h – Bom dia Serrana
Apresentação: Pedro Vítor
Serrana 1070 AM

8h às 11h – Bom dia Serrana
Apresentação: Luciano Malheiros
Serrana 106.1 FM

11h às 12h – Bom dia Serrana Notícias
Apresentação: Felipe Vicari
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

12h às 13h – Jornal Leouve
Apresentação: Fabiano Pereira
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM + Viva 94.5 FM

13h às 14h – Programa Sem Nome
Apresentação: Gerson Lenhard
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

14h às 17h – Clube Social
Apresentação: Tai Pereira
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

17h às 18h – As Borbulhantes
Apresentação: Tai Pereira
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

18h às 19h – Sobre a Mesa
Apresentação: Felipe Vicari
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

19h às 20h – Olá Serra Gaúcha
Apresentação: Felipe Vicari
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

20h às 21h – A Voz do Brasil
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

21h às 24h – Serrana Play
Apresentação: Yron Machado
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

Domingo

8h às 14h – Querência
Apresentação: Ivanir Pinto
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

21h às 24h – Stereo in Love
Apresentação: Yron Machado
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

Como anunciar?

Para se juntar ao time de anunciantes da Serrana, basta contatar com a Exxasul Mídias, representante das emissoras para a região de Caxias do Sul. Se sua empresa quer atingir o público das cidades de abrangência da Serrana, entre em contato agora mesmo pelo formulário abaixo!

Mesmo com o avanço da tecnologia e o crescimento de novos meios de comunicação e mídias, o rádio continua sendo um grande aliado para marcas e empresas anunciarem seus produtos e serviços. Prova disso é que, segundo pesquisa do Kantar Ibope, 77% dos entrevistados afirmaram ouvir rádio durante a pandemia do novo Coronavírus.

É evidente que, com o nascimento de novas mídias, aumentaram também as opções para os anunciantes. Mesmo assim, o rádio não perde sua força. Por isso, elencamos 7 grandes motivos para marcas anunciarem no rádio. Confira!

1 – Grande alcance

O rádio é, de longe, o veículo com maior alcance e forte penetração em todas as classes sociais.

2 – É de graça

Basta ligar e ouvir, não é preciso pagar mensalidades ou contratar pacotes de dados de internet para aproveitar o rádio.

3 – Credibilidade

Em meio ao problema do espalhamento de notícias falsas, as emissoras de rádio prezam pela sua credibilidade e responsabilidade na divulgação de informações.

4 – Está em todo lugar

O rádio pega em todos os lugares, não é preciso sinal de internet. Também pode ser ouvido no carro, no trabalho ou junto de outras atividades do dia a dia.

5 – Atinge grande massa

A capacidade do rádio de reforçar marcas perante ao público é enorme. Isso porque ele atinge grande massa da população.

6 – Interação com outras mídias

Outra virtude das emissoras de rádio é a interação com outras mídias. Nas redes sociais, as rádios foram os veículos que mais se adaptaram ao novo modelo de negócio.

7 – Custo dos comerciais

Pela força e quantidade de pessoas que atinge, em comparação a outros veículos de comunicação, o rádio tem custo-benefício excelente.

Por que as pessoas ouvem rádio?

De acordo com pesquisa do Kantar Ibope, durante a pandemia do novo Coronavírus, 20% dos entrevistados disseram ouvir mais rádio do que o habitual. A média é de 4 horas e 10 minutos por dia.

Já uma pesquisa do instituto Ipsos, realizada nos Estados Unidos, aponta crescimento no consumo de áudio, inclusive pelo público mais jovem, e reafirma a força das emissoras de rádio. Ela aponta que o rádio alcança 85% dos consumidores semanalmente e 69% diariamente, considerados volumes superiores a qualquer outro formato de mídia nos EUA.

Rádio Viva: como anunciar na líder de audiência

A Rádio Viva é a emissora mais ouvida em Caxias do Sul, com 48,14% de share de audiência no município, com quase 31 pontos percentuais a mais que a segunda colocada. Isso significa que ela atinge quase a metade de toda a audiência de rádio na cidade, segundo pesquisa do Kantar Ibope, realizada no final de 2019.

Para anunciar seu produto, marca, serviço, empresa ou negócio na Rádio Viva é muito fácil. Basta entrar em contato conosco!

Nós somos representantes comerciais da Viva FM para Caxias do Sul, desde 1997, e especialistas em assessorar anunciantes na obtenção dos melhores resultados.

Entre em contato pelo telefone 54 3028 7310 ou envie uma mensagem utilizando o formulário abaixo!

Entre 12 e 21 de maio, durante a pandemia do novo Coronavírus, a consultoria Opinion Box realizou uma pesquisa para entender o comportamento online dos brasileiros. Dentre os objetivos, entender os hábitos de busca e as intenções dos usuários.

Quer saber o que a pesquisa demonstrou? O que os brasileiros estão procurando na internet? Quais os hábitos? Como estão sendo feitas as buscas?

Neste texto, vamos abordar alguns dados desse estudo inédito. Confira!

Sobre a pesquisa

Antes de entrar em detalhes nos resultados do estudo, vamos entender um pouco de como a pesquisa foi realizada. Homens e mulheres acima de 16 anos em todo o Brasil, que tenham feito buscas online nos últimos três meses participaram das 3.299 entrevistas (realizadas de maneira online).

O público respondeu a um questionário de 50 perguntas para a pesquisa, intitulada de State of Search Brasil. Confira mais detalhes do público:

  • Mulheres – 52%
  • Homens – 48%

Faixas etárias:

  • 16 a 24 – 22%
  • 25 a 29 – 14%
  • 30 a 39 – 27%
  • 40 a 49 – 19%
  • 50 ou mais – 18%

Por região, a divisão ficou em 47% para o Sudeste, 23% para o Nordeste, 15% para o Sul, 8% para o Centro Oeste, 7% para o Norte.

Principais resultados

A pesquisa demonstra que uma tendência vem se confirmando: o crescimento do mobile. Nos 30 dias anteriores ao estudo, 85% dos pesquisados preferiu o celular ou tablet na hora de ir atrás de uma informação na web.

Contudo, outra tendência que vem sendo apontada há um tempo, a busca por voz, ainda não se confirmou realidade. Apenas 2% utilizaram a ferramenta para buscar na internet. Mesmo que esse percentual não considere a busca por voz utilizando assistentes como a Siri ou Alexa, está bem aquém.

5 buscas por dia

O estudo demonstrou que a maioria dos usuários faz até 5 buscas por dia. No desktop, 58% afirmaram fazer isso, e no mobile, 56%.

Mas, o que estão buscando? A pesquisa indica os principais temas buscados, dentre eles, informações sobre produtos, descobrir uma localização, saber onde comprar algo, descobrir o preço, saber a opinião de outras pessoas, ver avaliações, informações sobre o clima.

Outro dado importante é que a maioria dos consumidores que fizeram compras nos últimos três meses realizou uma pesquisa na internet antes de decidir pela compra. Entre os que compraram em lojas físicas, 76% realizaram uma pesquisa na internet antes de fechar o negócio.

Mais de 60% dos usuários escaneiam a primeira página de resultados na busca no Google e depois acessa o link. Outro insight é que 89% buscam por um produto no Google Imagens, indicando a importância do visual.

E mais: as compras online também aumentaram. No mês anterior à pesquisa, o índice passou de 15% para até 56%. Ou seja, quase 60% dos pesquisados realizaram alguma das suas compras via e-commerce.

Esses são alguns dados do estudo de comportamento, disponibilizado de forma pública no site da SemRush.

Como divulgar sua marca?

A pergunta que muitos fazem é: diante desses comportamentos do público, como divulgar meu negócio e garantir vendas?

Uma das opções é se aliar a sites com alta reputação online. Coloque sua marca na vitrine de portais como o Leouve. Saiba como anunciar sua empresa diretamente no portal e atingir milhares de pessoas.

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Números do Leouve

  • 3,5 milhões de visualizações de páginas por mês
  • 760 mil visitantes por mês
  • 60 mil visitas por dia
  • Principais cidades: Caxias do Sul, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha
  • Maior parte dos visitantes entre 25 e 50 anos
  • Quase 300 mil curtidores no Facebook
  • Quase 40 mil seguidores no Instagram