Entramos na reta final de 2021 e mirando 2022. Nesse período, as tendências em marketing e negócios para o novo ano já estão em discussão, ainda mais quanto à expectativa pelo fim da pandemia.
Mas então, o que é apontado como tendência para 2022? Quais os cenários esperados para marketing, comunicação e negócios? Como vai ser o novo ano e o que ele terá de diferente de 2021?
Reunimos alguns tópicos que podem ajudar a responder a essas perguntas. Confira!
Retomada dos negócios
A pandemia do coronavírus afetou significativamente muitos negócios durante os anos de 2020 e 2021, com dados ainda não consolidados sobre os efeitos completos desse fenômeno. Além de perdas de vidas e da dor para muitas famílias, a Covid-19 interferiu econômica e financeiramente empresas, principalmente as de médio e pequeno porte e os empreendedores individuais.
No entanto, com o avanço da vacinação, a expectativa é que os negócios retomem crescimento. Porém, é importante salientar: muitos setores não voltarão a atuar da mesma forma que antes, por efeito de novos hábitos de consumo ativados durante a pandemia.
Um exemplo disso são as empresas de menor porte que se obrigaram a migrar as vendas de produtos ou serviços para plataformas online e, agora, manterão suas atividades dessa forma. É a maneira de atender às novas culturas dos seus clientes.
Por isso, uma reflexão é importante de ser realizada: seu negócio está pronto para essa retomada de uma forma diferente, se for necessário?
Crescimento da inteligência artificial
Uma das tendências para 2022 é algo que vem se repetindo como tendência nos últimos anos: o crescimento da inteligência artificial. O novo ano deverá consolidar ainda mais a utilização de aplicações em machine learning para automações, experiência do usuário, escalabilidade de negócio, entre outros.
A razão para essa expectativa é que a inteligência artificial está cada vez mais inteligente, com perdão da redundância. Aplicações e algoritmos possuem uma capacidade gigante de acumular conhecimento colaborativo para realizar ações cada vez mais próximas das humanas ou em grande escala.
Uso de chat bots
Essa tendência está ligada à inteligência artificial. O uso de chat bots inteligentes é realidade e deverá crescer ainda mais em 2022, tomando protagonismo em canais omnichannel de atendimento, venda e relacionamento com o cliente.
Além de permitirem personalizações de caráter humano, os robôs são capazes de integrar automações e realizar tarefas manuais onerosas. Trata-se de benefício tanto para o usuário quanto para a empresa.
Data driven para planejamento
Já ouviu falar em data driven? É o termo utilizado para se referir a processos organizacionais orientados por dados, ou seja, quando as empresas se baseiam em informações concretas para tomadas de decisão e planejamento estratégico.
O objetivo é aumentar a competitividade dos negócios, promovendo melhores resultados, por meio de uma cultura que busca alicerçar os passos em dados analíticos. De maneira coloquial, é deixar o achismo de lado e partir para decisões argumentadas e mais seguras.
Atenção: isso não vale apenas para organizações de grande porte, qualquer negócio, independente do seu tamanho, pode se beneficiar do data driven para melhorar seus resultados. Isso porque se trata de uma cultura, não de uma ferramenta específica.
Comércio eletrônico
Como já mencionamos, a pandemia obrigou muitas empresas a se reinventar e criar sua loja virtual. Quem já tinha isso em mente, mas cozinhava em banho maria, acelerou o processo.
Bom, a notícia é que essa modalidade vai permanecer em alta em 2022 e nos próximos anos. Basta prestar atenção aos hábitos dos novos consumidores, como compram comida, roupas e equipamentos, quais os tipos de serviços que consomem.
Se você possui lojas físicas e ainda não pensou em também investir no comércio eletrônico, fique atento, seu negócio pode estar em risco.
Investimento em mídias variadas
Uma das tendências para 2022 em marketing, comunicação e negócios é a combinação inteligente de mídias em diferentes canais. Por exemplo, campanhas que veiculam no rádio, amarradas com anúncios em redes sociais.
É que os veículos de comunicação possuem muita força e credibilidade, o que ajuda na construção e no reforço da marca, além é claro, de atingir muitas pessoas ao mesmo tempo. Essa capacidade de massa pode ser usada para potencializar ações em paralelo da sua loja virtual, afinal de contas, ajuda na construção cruzada de mídia.
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