O combate às notícias falsas deve ser permanente, mas há períodos onde as fake news ganham mais força. É o caso dos meses que antecedem às eleições.

Para não cair em armadilhas de informações inverídicas, é preciso ficar sempre atento a algumas boas práticas. Confira!

1 – Leia além do título

Abrir a notícia e ler na íntegra o seu conteúdo é uma prática muito importante, que deve ser seguida sempre. Isso garante o melhor entendimento do assunto e indicações fortes se a informação é verdadeira ou não.

2 – Verifique o site de origem

Quando acessar a notícia, observe o endereço do site onde ela está publicada. Veja se você o reconhece, se trata de um portal de confiança. Confira se ele apresenta outros conteúdos publicados.

3 – Observe se há erros ortográficos ou gramaticais

Profissionais em redação de conteúdo jornalístico são capacitados e preparados para não cometer erros gramaticais e ortográficos. Se o texto contiver esse tipo de problema, pode ter sido redigido por pessoas que não possuem formação ou experiência na divulgação de notícias, muitas vezes, sem compromisso com a checagem dos fatos.

4 – Pesquise para checar a informação

Dê um Google, se for necessário. Essa dica vale muito para aqueles conteúdos que recebemos em grupos de Whats ou por e-mail, quando não estão publicados em um site. Uma rápida pesquisa pode apresentar resultados que irão indicar se é verdade ou não.

5 – Desconfie de chamadas apelativas

Pessoas mau intencionadas têm o hábito de criar chamadas apelativas, tentando forçar o público a acreditar no conteúdo. Exemplos disso são:

  • Isso a mídia não mostra
  • Compartilhe antes que saia do ar
  • Informação confirmada pela Universidade X
  • Político X está desesperado para tirar isso do ar

6 – Não compartilhe se tiver dúvidas

Uma das melhores maneiras de combater fake news é não compartilhando notícias, quando houver dúvidas sobre a sua veracidade. Seja em redes sociais abertas ou em grupos privados com amigos ou família.

7 – Busque se informar em veículos sérios

Os veículos de comunicação sérios procuram manter sua credibilidade na divulgação de notícias, por isso, são fontes confiáveis. Além disso, se submetem às regras da legislação eleitoral, que regula diversos critérios para garantir o correto andamento do pleito.