O desenvolvimento das tecnologias e a facilidade de acesso, somadas à popularização da internet, modificaram também os planejamentos estratégicos das organizações e, obviamente, seus planos de marketing, mídia ou comunicação. A maior parte das empresas hoje, e também das agências de publicidade, consideram atuar com mídia digital. Isso quer dizer que a mídia conhecida como tradicional deve ser totalmente ignorada?
Primeiramente, há que se estabelecer que tradicional não é sinônimo de velho ou ultrapassado. Pouco irá trazer resultados campanhas que, mesmo veiculando no digital, sejam de caráter obsoleto ou desconectado. É preciso observar que os canais modificaram e os formatos de mensagem também, mas a qualidade do conteúdo e do discurso se preserva como fator imprescindível do sucesso de uma marca, de um produto ou serviço.
Pense na força crossmedia
Atingir o público alvo de maneira cruzada e conversada entre si está nas paradas de sucesso das estratégias de marketing. Combinar mídia digital e mídia tradicional é uma receita poderosa para se ter êxito nisso, impactando públicos cada vez maiores e de formas diferentes, mas entrelaçadas.
Uma das sugestões mais indicadas é utilizar a mídia tradicional, como campanhas em rádio ou televisão, para criar awareness da marca, do produto ou do serviço. A força dos veículos de comunicação é aliada de primeira nessa batalha. Já a mídia digital, por causa das suas possibilidades, pode servir para atingimento mais direto das personas.
Ou seja, uma complementa a outra a fim de que os objetivos sejam atingidos.

Mantenha discursos alinhados
Esta é uma regra muito importante para o sucesso da combinação entre mídia digital e mídia tradicional: os discursos devem conversar entre si. Não significa apenas utilizar a mesma peça e replicar conforme as peculiaridades de cada canal, ou seja, de cima para baixo. A ideia é que os discursos nasçam conforme o que cada canal pode oferecer de melhor, mas todos convergindo em sua essência.
Para que isso funcione bem, é importante ter em mente coisas básicas como objetivos gerais, específicos, etc. A combinação entre mídias digitais e tradicionais é excelente carta de opções para necessidade.
Estipule objetivos para cada ação de mídia
Se é necessário ter um objetivo geral, ou pelo menos um norte para guiar as ações de mídia, ter objetivos específicos para cada uma delas é essencial e imprescindível. Quando montar um plano de comunicação, estabeleça o que quer com cada iniciativa e qual a capacidade de resposta delas.
Outro fator importante a ser considerado é o tempo e a forma que cada mídia produz resultado. Entenda que campanhas de e-mail marketing, por exemplo, podem ser imediatas, porém efêmeras. Jingles em rádio, como outro exemplo, podem ser menos imediatos, mas são excelentes consolidadores de marca. Enfim, viva essas infinitas possibilidades de combinação entre redes sociais, rádios, televisão, outdoor, jornais, mecanismos de busca, etc!