Com a implantação de medidas de isolamento social, por causa da propagação do novo Coronavírus no Brasil, uma outra preocupação, além da questão saúde, passou a permear a população. São os possíveis impactos na economia e nos negócios.

A maioria das empresas está tendo que repensar seu formato de trabalho, promovendo home office ou férias coletivas. Mas, e as vendas? Como manter os negócios ativos e diminuir os impactos futuros dessa parada? Como se manter próximo do cliente, nesse cenário?

Oferta online

Muitas empresas tiveram que colocar em prática seus modelos de oferta online de produtos e serviços. A situação acentuou ainda mais o ramo de tele entrega de comida e medicamentos, e forçou outras áreas a fazer essa migração.

Quem não vende diretamente pela internet, passou a colocar em prática ações de relacionamento e contato digital. É o caso, por exemplo, de academias que disponibilizaram aulas e conteúdos educativos para seus clientes realizarem em casa.

Não abandone seu cliente!

Se não for possível executar vendas durante esse cenário, muito pior será deixar seu cliente à deriva e sem nenhuma orientação. Por isso, é de fundamental importância manter um canal de comunicação aberto e ativo com o seu público.

Esse relacionamento pode ser mantido com ações no campo digital, como campanhas em redes sociais, e-mail marketing e também mídia em veículos de comunicação. Aliás, manter campanhas ativas na mídia é uma excelente maneira de manter seu público-alvo agregado, mesmo em períodos de crise.

Dicas do Sebrae

Para ajudar a comunidade, o Sebrae colocou no ar uma página com orientações para empresas durante a crise do Coronavírus. Lá podem ser encontradas dicas e informações importantes para qualquer tipo de negócio, guias financeiros e exemplos de empresas que estão se reinventando. A página pode ser acessada neste link.

Ainda é cedo para prever quais serão os impactos do Coronavírus na economia e nos negócios, mas algo é certo: isso vai passar e seu cliente não pode se sentir sozinho. Nesse momento, além de uma rede de solidariedade e todos os procedimentos de saúde, é preciso reforçar que sua empresa está junto com o seu público.