Uma pesquisa do instituto Ipsos, realizada nos Estados Unidos, aponta crescimento no consumo de áudio, inclusive pelo público mais jovem, e reafirma a força das emissoras de rádio. Segundo o portal Inside Radio, os resultados da pesquisa, encomendada pela iHeartMedia, foram apresentados para o mercado publicitário no último mês de junho.

A pesquisa aponta que o rádio alcança 85% dos consumidores semanalmente e 69% diariamente, considerados volumes superiores a qualquer outro formato de mídia nos EUA. A mostra foi realizada com 6.016 consumidores, de 13 a 64 anos, e evidencia que cada um ouve um ou mais plataformas de áudio pelo menos uma vez por semana. Isso significa que a população está cada vez mais consumindo áudio e utilizando mais as plataformas. Entre elas também estão os podcasts.

Os dados apontam que o público está ouvindo mais e vendo menos. Todas as idades gostam de ouvir áudio e gastam uma média de 17,2 horas por semana com transmissão de rádio, serviços de streaming de música, podcasts e outros canais de áudio. As gerações Millennials e Gen Z são as que mais ouvem, com média de 18 horas por semana.

Bob Pittman, CEO da iHeartMedia, afirmou ao portal Inside Radio que o formato de áudio está em alta e é uma necessidade para os profissionais de marketing que buscam atingir públicos segmentados. Segundo ele, mostra que a sociedade está vivendo um mundo de áudio, explorando uma visão geral da escuta de áudio e mostrando como é um dia na vida do ouvinte quando se trata de consumo de mídia.

Avanço dos podcasts e companhia fora de casa

De acordo com a pesquisa da Ipsos, o podcast avança e seu consumo está atrelado ao rádio. O estudo mostra que 82% dos ouvintes desse formato também são ouvintes de rádio.

“O rádio é há muito tempo uma companhia confiável para pessoas de todas as idades, então não é surpresa que ela continue a ser o principal destino quando as pessoas querem se conectar com outras pessoas e com sua comunidade”, disse Gayle Troberman, CMO da iHeartMedia.

Os dados também revelam que o consumo de áudio está mais frequente no caminho do público para o trabalhou ou estudo, o que o Marketing chama de On-The-Go. Eles demonstram que 65% da audição de áudio ocorre fora de casa e, na maioria das vezes, no carro.

Smart speakers

Apesar do alto consumo de áudio no descolamento, a Ipsos também destaca que o avanço das smart speakers (caixas de som inteligentes) estão auxiliando no avanço desses números. O rádio está mais proeminente em casa, revelando que as casas com esses dispositivos inteligentes gastam 47% mais tempo ouvindo rádio durante as primeiras horas do que os ouvintes sem esses dispositivos.

*Com informações do Inside Radio e AERP.