O combate às notícias falsas deve ser permanente, mas há períodos onde as fake news ganham mais força. É o caso dos meses que antecedem às eleições.

Para não cair em armadilhas de informações inverídicas, é preciso ficar sempre atento a algumas boas práticas. Confira!

1 – Leia além do título

Abrir a notícia e ler na íntegra o seu conteúdo é uma prática muito importante, que deve ser seguida sempre. Isso garante o melhor entendimento do assunto e indicações fortes se a informação é verdadeira ou não.

2 – Verifique o site de origem

Quando acessar a notícia, observe o endereço do site onde ela está publicada. Veja se você o reconhece, se trata de um portal de confiança. Confira se ele apresenta outros conteúdos publicados.

3 – Observe se há erros ortográficos ou gramaticais

Profissionais em redação de conteúdo jornalístico são capacitados e preparados para não cometer erros gramaticais e ortográficos. Se o texto contiver esse tipo de problema, pode ter sido redigido por pessoas que não possuem formação ou experiência na divulgação de notícias, muitas vezes, sem compromisso com a checagem dos fatos.

4 – Pesquise para checar a informação

Dê um Google, se for necessário. Essa dica vale muito para aqueles conteúdos que recebemos em grupos de Whats ou por e-mail, quando não estão publicados em um site. Uma rápida pesquisa pode apresentar resultados que irão indicar se é verdade ou não.

5 – Desconfie de chamadas apelativas

Pessoas mau intencionadas têm o hábito de criar chamadas apelativas, tentando forçar o público a acreditar no conteúdo. Exemplos disso são:

  • Isso a mídia não mostra
  • Compartilhe antes que saia do ar
  • Informação confirmada pela Universidade X
  • Político X está desesperado para tirar isso do ar

6 – Não compartilhe se tiver dúvidas

Uma das melhores maneiras de combater fake news é não compartilhando notícias, quando houver dúvidas sobre a sua veracidade. Seja em redes sociais abertas ou em grupos privados com amigos ou família.

7 – Busque se informar em veículos sérios

Os veículos de comunicação sérios procuram manter sua credibilidade na divulgação de notícias, por isso, são fontes confiáveis. Além disso, se submetem às regras da legislação eleitoral, que regula diversos critérios para garantir o correto andamento do pleito.

A Rádio Amizade agora se chama Serrana 1070 AM e terá programação em conjunto com a Rádio Serrana 106.1 FM. Ambas emissoras fazem parte do Grupo RSCOM, que ainda conta com a Rádio Viva FM, Rádio Jovem Pan Serra Gaúcha e Jovem Pan Grande Porto Alegre, além do Portal Leouve.

A Rádio Serrana 1070 tem sede em Bento Gonçalves e sua programação está completamente repaginada: playlists de sucesso e muita informação regional. Ela será local, de segunda a sábado, das 8h às 11h, e em rede nos demais horários.

Além disso, a Rede Serrana contará com sua unidade móvel, sempre presente e atenta aos acontecimentos nas comunidades locais e regionais. Pronta para atura em prol da sua audiência.

Marcas, produtos e serviços que desejam anunciar nas emissoras da Serrana AM e FM terão descontos especiais para pacote de mídia duplex. Para saber coo anunciar, entre em contato conosco.

Programação Rádio Serrana 1070 AM e 106.1 FM

Segunda a sábado

5h às 8h – Primeira Hora
Apresentação: Andrei Cruz
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

8h às 11h – Bom dia Serrana
Apresentação: Pedro Vítor
Serrana 1070 AM

8h às 11h – Bom dia Serrana
Apresentação: Luciano Malheiros
Serrana 106.1 FM

11h às 12h – Bom dia Serrana Notícias
Apresentação: Felipe Vicari
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

12h às 13h – Jornal Leouve
Apresentação: Fabiano Pereira
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM + Viva 94.5 FM

13h às 14h – Programa Sem Nome
Apresentação: Gerson Lenhard
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

14h às 17h – Clube Social
Apresentação: Tai Pereira
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

17h às 18h – As Borbulhantes
Apresentação: Tai Pereira
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

18h às 19h – Sobre a Mesa
Apresentação: Felipe Vicari
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

19h às 20h – Olá Serra Gaúcha
Apresentação: Felipe Vicari
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

20h às 21h – A Voz do Brasil
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

21h às 24h – Serrana Play
Apresentação: Yron Machado
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

Domingo

8h às 14h – Querência
Apresentação: Ivanir Pinto
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

21h às 24h – Stereo in Love
Apresentação: Yron Machado
Serrana 1070 AM + Serrana 106.1 FM

Como anunciar?

Para se juntar ao time de anunciantes da Serrana, basta contatar com a Exxasul Mídias, representante das emissoras para a região de Caxias do Sul. Se sua empresa quer atingir o público das cidades de abrangência da Serrana, entre em contato agora mesmo pelo formulário abaixo!

Mesmo com o avanço da tecnologia e o crescimento de novos meios de comunicação e mídias, o rádio continua sendo um grande aliado para marcas e empresas anunciarem seus produtos e serviços. Prova disso é que, segundo pesquisa do Kantar Ibope, 77% dos entrevistados afirmaram ouvir rádio durante a pandemia do novo Coronavírus.

É evidente que, com o nascimento de novas mídias, aumentaram também as opções para os anunciantes. Mesmo assim, o rádio não perde sua força. Por isso, elencamos 7 grandes motivos para marcas anunciarem no rádio. Confira!

1 – Grande alcance

O rádio é, de longe, o veículo com maior alcance e forte penetração em todas as classes sociais.

2 – É de graça

Basta ligar e ouvir, não é preciso pagar mensalidades ou contratar pacotes de dados de internet para aproveitar o rádio.

3 – Credibilidade

Em meio ao problema do espalhamento de notícias falsas, as emissoras de rádio prezam pela sua credibilidade e responsabilidade na divulgação de informações.

4 – Está em todo lugar

O rádio pega em todos os lugares, não é preciso sinal de internet. Também pode ser ouvido no carro, no trabalho ou junto de outras atividades do dia a dia.

5 – Atinge grande massa

A capacidade do rádio de reforçar marcas perante ao público é enorme. Isso porque ele atinge grande massa da população.

6 – Interação com outras mídias

Outra virtude das emissoras de rádio é a interação com outras mídias. Nas redes sociais, as rádios foram os veículos que mais se adaptaram ao novo modelo de negócio.

7 – Custo dos comerciais

Pela força e quantidade de pessoas que atinge, em comparação a outros veículos de comunicação, o rádio tem custo-benefício excelente.

Por que as pessoas ouvem rádio?

De acordo com pesquisa do Kantar Ibope, durante a pandemia do novo Coronavírus, 20% dos entrevistados disseram ouvir mais rádio do que o habitual. A média é de 4 horas e 10 minutos por dia.

Já uma pesquisa do instituto Ipsos, realizada nos Estados Unidos, aponta crescimento no consumo de áudio, inclusive pelo público mais jovem, e reafirma a força das emissoras de rádio. Ela aponta que o rádio alcança 85% dos consumidores semanalmente e 69% diariamente, considerados volumes superiores a qualquer outro formato de mídia nos EUA.

Rádio Viva: como anunciar na líder de audiência

A Rádio Viva é a emissora mais ouvida em Caxias do Sul, com 48,14% de share de audiência no município, com quase 31 pontos percentuais a mais que a segunda colocada. Isso significa que ela atinge quase a metade de toda a audiência de rádio na cidade, segundo pesquisa do Kantar Ibope, realizada no final de 2019.

Para anunciar seu produto, marca, serviço, empresa ou negócio na Rádio Viva é muito fácil. Basta entrar em contato conosco!

Nós somos representantes comerciais da Viva FM para Caxias do Sul, desde 1997, e especialistas em assessorar anunciantes na obtenção dos melhores resultados.

Entre em contato pelo telefone 54 3028 7310 ou envie uma mensagem utilizando o formulário abaixo!

Entre 12 e 21 de maio, durante a pandemia do novo Coronavírus, a consultoria Opinion Box realizou uma pesquisa para entender o comportamento online dos brasileiros. Dentre os objetivos, entender os hábitos de busca e as intenções dos usuários.

Quer saber o que a pesquisa demonstrou? O que os brasileiros estão procurando na internet? Quais os hábitos? Como estão sendo feitas as buscas?

Neste texto, vamos abordar alguns dados desse estudo inédito. Confira!

Sobre a pesquisa

Antes de entrar em detalhes nos resultados do estudo, vamos entender um pouco de como a pesquisa foi realizada. Homens e mulheres acima de 16 anos em todo o Brasil, que tenham feito buscas online nos últimos três meses participaram das 3.299 entrevistas (realizadas de maneira online).

O público respondeu a um questionário de 50 perguntas para a pesquisa, intitulada de State of Search Brasil. Confira mais detalhes do público:

  • Mulheres – 52%
  • Homens – 48%

Faixas etárias:

  • 16 a 24 – 22%
  • 25 a 29 – 14%
  • 30 a 39 – 27%
  • 40 a 49 – 19%
  • 50 ou mais – 18%

Por região, a divisão ficou em 47% para o Sudeste, 23% para o Nordeste, 15% para o Sul, 8% para o Centro Oeste, 7% para o Norte.

Principais resultados

A pesquisa demonstra que uma tendência vem se confirmando: o crescimento do mobile. Nos 30 dias anteriores ao estudo, 85% dos pesquisados preferiu o celular ou tablet na hora de ir atrás de uma informação na web.

Contudo, outra tendência que vem sendo apontada há um tempo, a busca por voz, ainda não se confirmou realidade. Apenas 2% utilizaram a ferramenta para buscar na internet. Mesmo que esse percentual não considere a busca por voz utilizando assistentes como a Siri ou Alexa, está bem aquém.

5 buscas por dia

O estudo demonstrou que a maioria dos usuários faz até 5 buscas por dia. No desktop, 58% afirmaram fazer isso, e no mobile, 56%.

Mas, o que estão buscando? A pesquisa indica os principais temas buscados, dentre eles, informações sobre produtos, descobrir uma localização, saber onde comprar algo, descobrir o preço, saber a opinião de outras pessoas, ver avaliações, informações sobre o clima.

Outro dado importante é que a maioria dos consumidores que fizeram compras nos últimos três meses realizou uma pesquisa na internet antes de decidir pela compra. Entre os que compraram em lojas físicas, 76% realizaram uma pesquisa na internet antes de fechar o negócio.

Mais de 60% dos usuários escaneiam a primeira página de resultados na busca no Google e depois acessa o link. Outro insight é que 89% buscam por um produto no Google Imagens, indicando a importância do visual.

E mais: as compras online também aumentaram. No mês anterior à pesquisa, o índice passou de 15% para até 56%. Ou seja, quase 60% dos pesquisados realizaram alguma das suas compras via e-commerce.

Esses são alguns dados do estudo de comportamento, disponibilizado de forma pública no site da SemRush.

Como divulgar sua marca?

A pergunta que muitos fazem é: diante desses comportamentos do público, como divulgar meu negócio e garantir vendas?

Uma das opções é se aliar a sites com alta reputação online. Coloque sua marca na vitrine de portais como o Leouve. Saiba como anunciar sua empresa diretamente no portal e atingir milhares de pessoas.

portal leouve

Seu negócio está precisando alavancar as vendas? Invista em uma parceria com o Portal Leouve. O canal possui planos e soluções customizados para sua empresa, e a Exxasul Mídias é representante do site de notícias para Caxias do Sul! Para saber mais detalhes sobre anúncios no Portal Leouve, basta preencher o formulário abaixo. Nós entramos em contato com você!

Números do Leouve

  • 3,5 milhões de visualizações de páginas por mês
  • 760 mil visitantes por mês
  • 60 mil visitas por dia
  • Principais cidades: Caxias do Sul, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha
  • Maior parte dos visitantes entre 25 e 50 anos
  • Quase 300 mil curtidores no Facebook
  • Quase 40 mil seguidores no Instagram

Uma pesquisa aplicada pela Kantar no Brasil, Estados Unidos, França e Reino Unido demonstra que canais de rádio e televisão são menos atingidos por fake news. Devido à profundidade da cobertura, as notícias veiculadas por essas emissoras são mais confiáveis do que de jornais online.

A pesquisa, realizada em 2019, aponta que 76% dos entrevistados passaram a checar a veracidade da notícia em fontes como rádio e televisão depois de ouvirem falar em fake news. E 70% deles está pensando duas vezes, pelo menos, antes de compartilhar reportagens.

Não é de hoje que rádio e televisão vêm sendo apontados como canais de confiança em meio ao mundo digital e à proliferação de notícias falsas na internet. Ainda em 2016, uma pesquisa da Secretaria de Comunicação do Governo Federal apontou que 57% dos brasileiros dizem confiar sempre ou muitas vezes no conteúdo veiculado pelo rádio. Quando o assunto é TV, esse percentual é de 54%.

Fake news e coronavírus

Na contramão da confiança de veículos como rádio e televisão, canais no Youtube ganham protagonismo na divulgação de informações falsas, principalmente referentes à pandemia de coronavírus. Estudo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital e do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário constatou que esses canais possuem maior alcance.

O estudo identificou que teorias da conspiração, associadas a discursos religiosos e que vendem supostas fórmulas médicas, são as mais difundidas.

Já outro estudo, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, identificou as principais notícias falsas relacionadas ao novo coronavírus. Entre 17 de março e 10 de abril, os dados revelaram que 65% das informações eram relacionadas a métodos caseiros para cura ou prevenção da doença.

Entre outros temas estão golpes bancários, projetos falsos de arrecadação de dinheiro e teorias de conspiração política ou econômica do vírus. Já numa segunda fase, entre 11 de abril e 13 de maio, cresceram os rumores sobre a origem do agente responsável pelo vírus.

Dicas para não cair em fakes

  • Confira se a notícia também foi divulgada em veículos de comunicação conhecidos
  • Confira a data da publicação da notícia
  • Verifique se a URL (endereço do site) é confiável
  • Desconfie de posicionamentos radicais
  • Leia a matéria completa e não apenas o título
  • Desconfie de mensagens encaminhadas
  • Não compartilhe sem ter o conhecimento do conteúdo
  • Não acredite em apelos para repassar aos amigos
  • Conscientize-se da sua responsabilidade
  • Busque sites especializados em desvendar fake news como E-farsas e Boatos.org.

Já pensou em anunciar sua empresa na Rádio Viva?

Para anunciar seu produto, marca, serviço, empresa ou negócio na Rádio Viva é muito fácil. Basta entrar em contato conosco!

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Entre em contato pelo telefone 54 3028 7310 ou envie uma mensagem utilizando o formulário abaixo!

O Instituto Kantar Ibope Media divulgou números sobre a audiência de rádio durante a pandemia do novo coronavírus. Os números demonstram que 77% dos entrevistados afirmaram ouvir rádio em meio ao isolamento social imposto pelo covid-19.

Do público entrevistado, 20% disse ouvir muito mais rádio após o isolamento. Enquanto 71% afirmou ouvir a mesma quantidade de rádio ou mais após as medidas de distanciamento social.

Mesmo durante a pandemia, os ouvintes que consumiam o meio no carro ou no trajeto encontraram novas formas de ouvir rádio. A quantidade média de tempo dedicado diário para ouvir o veículo ficou em 4 horas e 10 minutos por pessoa, no período entre 1º e 7 de abril, mantendo a média dos meses anteriores.

Por que o público ouve rádio?

A pesquisa também buscou informações sobre os motivos que fazem as pessoas ouvirem rádio durante a pandemia. Confira na imagem abaixo!

Rádio entende o momento do ouvinte

Os dados também permitem demonstrar como as emissoras de rádio entendem o momento do ouvinte e se tornam mais presentes, durante a crise.

  • 1 – Mesmo em isolamento, as pessoas continuam ouvindo rádio, seja com a mesma intensidade ou mais.
  • 2 – O conteúdo diversificado de rádio exerce várias funções para o ouvinte, seja para informação ou para entretenimento.
  • 3 – O rádio sempre foi companheiro do ouvinte e, nesse momento, o buzz nas redes sociais sobre conteúdo de áudio aumentou.

Aumento da busca por áudio

Outro dado interessante é que houve aumento expressivo na geração de conversas após o início das medidas de distanciamento social. Foram 77% mais de número de tweets sobre conteúdo de áudio na comparação entre a primeira e a segunda quinzena de março.

Como anunciar na Rádio Viva

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Com a implantação de medidas de isolamento social, por causa da propagação do novo Coronavírus no Brasil, uma outra preocupação, além da questão saúde, passou a permear a população. São os possíveis impactos na economia e nos negócios.

A maioria das empresas está tendo que repensar seu formato de trabalho, promovendo home office ou férias coletivas. Mas, e as vendas? Como manter os negócios ativos e diminuir os impactos futuros dessa parada? Como se manter próximo do cliente, nesse cenário?

Oferta online

Muitas empresas tiveram que colocar em prática seus modelos de oferta online de produtos e serviços. A situação acentuou ainda mais o ramo de tele entrega de comida e medicamentos, e forçou outras áreas a fazer essa migração.

Quem não vende diretamente pela internet, passou a colocar em prática ações de relacionamento e contato digital. É o caso, por exemplo, de academias que disponibilizaram aulas e conteúdos educativos para seus clientes realizarem em casa.

Não abandone seu cliente!

Se não for possível executar vendas durante esse cenário, muito pior será deixar seu cliente à deriva e sem nenhuma orientação. Por isso, é de fundamental importância manter um canal de comunicação aberto e ativo com o seu público.

Esse relacionamento pode ser mantido com ações no campo digital, como campanhas em redes sociais, e-mail marketing e também mídia em veículos de comunicação. Aliás, manter campanhas ativas na mídia é uma excelente maneira de manter seu público-alvo agregado, mesmo em períodos de crise.

Dicas do Sebrae

Para ajudar a comunidade, o Sebrae colocou no ar uma página com orientações para empresas durante a crise do Coronavírus. Lá podem ser encontradas dicas e informações importantes para qualquer tipo de negócio, guias financeiros e exemplos de empresas que estão se reinventando. A página pode ser acessada neste link.

Ainda é cedo para prever quais serão os impactos do Coronavírus na economia e nos negócios, mas algo é certo: isso vai passar e seu cliente não pode se sentir sozinho. Nesse momento, além de uma rede de solidariedade e todos os procedimentos de saúde, é preciso reforçar que sua empresa está junto com o seu público.

A Rádio Viva é a emissora mais ouvida em Caxias do Sul, com 48,14% de share de audiência no município, com quase 31 pontos percentuais a mais que a segunda colocada. Isso significa que ela atinge quase a metade de toda a audiência de rádio na cidade, segundo pesquisa do Kantar Ibope, realizada no final de 2019.

Você sabe o que fazer para anunciar sua marca ou seu produto na Rádio Viva? Acompanhe!

Por que anunciar na Rádio Viva

Confira abaixo alguns dos motivos para anunciar sua empresa ou negócio na Viva FM:

  • Emissora mais ouvida em Caxias do Sul
  • Quase 220 mil ouvintes por mês
  • Audiência nas classes AB, C1 e C2
  • Forte penetração na faixa etária dos 20 aos 60 anos
  • Comunicadores carismáticos e engajados
  • Perfil musical e jornalístico
  • Informação instantânea
  • Proximidade com as comunidades
  • Audiência forte em toda a região da Serra Gaúcha
  • Repórteres espalhados por toda a região
  • Programação musical focada nos maiores sucessos do momento
  • Emissora atuante nas comunidades da região
ibope viva destaque

Como anunciar na Rádio Viva

Para anunciar seu produto, marca, serviço, empresa ou negócio na Rádio Viva é muito fácil. Basta entrar em contato conosco!

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Pesquisa aponta crescimento no consumo de áudio e força das emissoras de rádio

Uma pesquisa do instituto Ipsos, realizada nos Estados Unidos, aponta crescimento no consumo de áudio, inclusive pelo público mais jovem, e reafirma a força das emissoras de rádio. Segundo o portal Inside Radio, os resultados da pesquisa, encomendada pela iHeartMedia, foram apresentados para o mercado publicitário no último mês de junho.

podcast cresce no brasil

A pesquisa aponta que o rádio alcança 85% dos consumidores semanalmente e 69% diariamente, considerados volumes superiores a qualquer outro formato de mídia nos EUA. A mostra foi realizada com 6.016 consumidores, de 13 a 64 anos, e evidencia que cada um ouve um ou mais plataformas de áudio pelo menos uma vez por semana. Isso significa que a população está cada vez mais consumindo áudio e utilizando mais as plataformas. Entre elas também estão os podcasts.

Empresas e organizações estão sempre em busca de tentar antecipar o que vai acontecer nos próximos meses e anos, a fim de se preparar para atingir melhores resultados. É por isso que muitas delas também estão sempre de olho nas tendências de marketing, afinal de contas, essa é uma das áreas mais importantes quando o assunto é vender mais e melhor.

Com o avanço da tecnologia e as mudanças que vêm ocorrendo no mundo, cada vez mais as ações de marketing também vêm se transformando. Neste post, reunimos algumas tendências dessa área observadas para o futuro próximo. Confira!

1 – Utilização de Big Data

A análise preditiva é uma das principais vantagens da utilização do Big Data em todas as áreas, inclusive em marketing. O termo é utilizado para descrever o volume de dados, estruturados ou não, gerados pela interação entre clientes e empresas, por meio de aplicativos, sites, redes sociais, cadastros, chats, fóruns e outras plataformas.

Quando esses dados são organizados e interpretados servem de subsídio importante para gestores de marcas, produtos e serviços. Portanto, podem auxiliar de maneira mais assertiva as tomadas de decisão, impactando positivamente nos negócios. Os recursos servem para prever ações importantes nos processos de venda e compra.

A utilização de Big Data vem crescendo e muito, por isso, está entre as tendências de marketing atuais e para um futuro próximo.

2 – Inteligência Artificial

O uso da Inteligência Artificial também vem crescendo com o objetivo de potencializar ações de comunicação e marketing, além de outras áreas. As tecnologias de inteligência artificial que vêm surgindo permitem coletar, interpretar, filtrar e selecionar grandes quantidades de informações.

Isso também é possível mediante a onda de robotização e automação de processos, cada vez maior em todas as áreas, inclusive em marketing. A grande vantagem da inteligência artificial esta ligada ao Big Data e se concentra na ideia de processamento veloz e assertivo de dados para uso em favor da potencialização de serviços.

3 – Crescimento de chatbots

Essa é uma das grandes tendências de marketing que já vêm acontecendo e deverá se consolidar ainda mais no futuro próximo: a utilização de chatbots de atendimento e venda. Esses agentes virtuais possibilitam agilidade no atendimento, automatizando funções repetitivas, porém personalizadas para os clientes.

Com o avanço da inteligência artificial e do big data, os bots também ganham em conhecimento e capacidade de personalização, sendo cada vez mais preparados para solucionar questões complexas, que vão além de pequenas saudações ou direcionamentos. A ideia é que os bots sejam cada vez mais autônomos.

4 – Automação de marketing

Tudo na área de marketing que esboce ações repetitivas estão migrando para a automação. E como dito, com ainda mais personalização e capacidade de soluções mais complexas. Nesse ponto, uma das tendências de marketing é o aumento de:

  • distribuição de conteúdo personalizado por e-mail ou mensagem
  • coleta e análise de desempenho de campanhas
  • compartilhamento de relatórios com equipes
  • rapidez na execução de métricas de performance
  • agilidade na tomada de decisão para ajuste ou orientação de campanhas

5 – Multiexperiência sensorial

Com o crescimento da Internet das Coisas (IoT), também se prevê a utilização de ferramentas de multiexperiência dentre as tendências de marketing no futuro próximo. Mas, afinal, o que isso significa?

Quer dizer que marcas vão usar cada vez mais utilidade como realidade aumentada virtual e mista para atrair, converter e manter clientes. Por exemplo, agências de viagens poderão criar espaços de visitas virtuais, cada vez mais próximas da realidade, com o objetivo de vender pacotes turísticos. Construtoras simularão o apartamento dos seus sonhos e você o poderá visitar, antes mesmo de ele existir. Já pensou? E por aí vai.

6 – Ações por geolocalização

Outra das grandes tendências de marketing é a geolocalização de ações de comunicação e vendas. Muitos aplicativos e lojas já utilizam isso como estratégia, aproveitando as oportunidades potenciais nos espaços onde atuam, portanto, concentrando melhor os seus esforços.

A delimitação de potenciais clientes pode se feita através do mapa de localização, mas também do histórico de interações com a loja física ou proximidades e, além disso, da interação com o concorrente. Ou seja, o resultado são ações muito mais personalizadas, atrativas e capazes de convencer o cliente.

7 – Mídia de massa como credibilidade de marca

Se as ações de ativação de clientes estarão mais concentradas em canais diretos, os veículos de comunicação de massa serão ótimos espaços para construção da notoriedade de marca. Isso porque suas características permitem grande alcance de público (inclusive para as áreas que ainda sofrem com dificuldades tecnológicas) e poder de convencimento. As emissoras de rádio, por exemplo, servirão para emprestar sua credibilidade às marcas, fazendo com que os clientes identifiquem os produtos ou serviços como de qualidade e confiáveis.

A mais recente pesquisa de audiência realizada pelo Kantar Ibope, no final de 2019, confirmou mais uma vez a Rádio Viva na liderança da audiência em Caxias do Sul. E com grande vantagem. A emissora domina 48,14% do ranking de audiência, quase 31 pontos percentuais a mais do que a segunda colocada.

Esses dados significam que quase a metade de toda a audiência de rádio em Caxias do Sul, considerando todas as emissoras, pertence à Viva FM. São 218 mil ouvintes por mês. A pesquisa também mostra que a maior parte dos ouvintes da Rádio Viva é composta das classes AB, C1 e C2. E mais: a emissora possui forte penetração na faixa etária entre 20 e 60 anos, considerada uma das mais ativas comercial e profissionalmente.

Há mais de 15 anos, a Viva FM se mantém na liderança de audiência, com mapa de cobertura de aproximadamente 250 cidades na região nordeste do Rio Grande do Sul. O sucesso da emissora é bastante creditado ao seu perfil musical e jornalístico, constituindo-se em um veículo muito próximo das comunidades regionais.

Além da liderança em audiência no Ibope, a Rádio Viva também detém outros destaques. É uma das emissoras mais lembradas do interior do Rio Grande do Sul, de acordo com a pesquisa Top of Mind 2019. Seus comunicadores Paulinho das Quebradas e Sinval Paim estão entre os mais lembrados no estudo, realizado pela Revista Amanhã.

rádio viva

Emissora de amplo sucesso

Desde a sua abertura, no início dos anos 1990, a Rádio Viva é reconhecida pelo seu perfil de programação focado em notícia e informação, engajamento dos comunicadores e músicas de sucesso.  A emissora é referência pela maneira imediata que leva as informações ao ar e pela credibilidade da sua equipe de repórteres distribuídos na região.

O carisma e a empatia dos seus comunicadores, que buscam informar, divertir e animar a audiência, são características clássicas da Viva FM. Ou seja, isso a torna confidente e amiga dos seus ouvintes, estabelecendo uma parceria de confiança muito forte.

Os ritmos sertanejos de maior sucesso no país, bem como a música regional de bailão e gauchesca são a base da linha musical.

Quero anunciar na Rádio Viva

Alie sua marca, seu produto ou serviço à audiência da Rádio Viva. Entre em contato conosco e saiba como anunciar na emissora de maior audiência em Caxias do Sul e região!