Empresas e organizações estão sempre em busca de tentar antecipar o que vai acontecer nos próximos meses e anos, a fim de se preparar para atingir melhores resultados. É por isso que muitas delas também estão sempre de olho nas tendências de marketing, afinal de contas, essa é uma das áreas mais importantes quando o assunto é vender mais e melhor.

Com o avanço da tecnologia e as mudanças que vêm ocorrendo no mundo, cada vez mais as ações de marketing também vêm se transformando. Neste post, reunimos algumas tendências dessa área observadas para o futuro próximo. Confira!

1 – Utilização de Big Data

A análise preditiva é uma das principais vantagens da utilização do Big Data em todas as áreas, inclusive em marketing. O termo é utilizado para descrever o volume de dados, estruturados ou não, gerados pela interação entre clientes e empresas, por meio de aplicativos, sites, redes sociais, cadastros, chats, fóruns e outras plataformas.

Quando esses dados são organizados e interpretados servem de subsídio importante para gestores de marcas, produtos e serviços. Portanto, podem auxiliar de maneira mais assertiva as tomadas de decisão, impactando positivamente nos negócios. Os recursos servem para prever ações importantes nos processos de venda e compra.

A utilização de Big Data vem crescendo e muito, por isso, está entre as tendências de marketing atuais e para um futuro próximo.

2 – Inteligência Artificial

O uso da Inteligência Artificial também vem crescendo com o objetivo de potencializar ações de comunicação e marketing, além de outras áreas. As tecnologias de inteligência artificial que vêm surgindo permitem coletar, interpretar, filtrar e selecionar grandes quantidades de informações.

Isso também é possível mediante a onda de robotização e automação de processos, cada vez maior em todas as áreas, inclusive em marketing. A grande vantagem da inteligência artificial esta ligada ao Big Data e se concentra na ideia de processamento veloz e assertivo de dados para uso em favor da potencialização de serviços.

3 – Crescimento de chatbots

Essa é uma das grandes tendências de marketing que já vêm acontecendo e deverá se consolidar ainda mais no futuro próximo: a utilização de chatbots de atendimento e venda. Esses agentes virtuais possibilitam agilidade no atendimento, automatizando funções repetitivas, porém personalizadas para os clientes.

Com o avanço da inteligência artificial e do big data, os bots também ganham em conhecimento e capacidade de personalização, sendo cada vez mais preparados para solucionar questões complexas, que vão além de pequenas saudações ou direcionamentos. A ideia é que os bots sejam cada vez mais autônomos.

4 – Automação de marketing

Tudo na área de marketing que esboce ações repetitivas estão migrando para a automação. E como dito, com ainda mais personalização e capacidade de soluções mais complexas. Nesse ponto, uma das tendências de marketing é o aumento de:

  • distribuição de conteúdo personalizado por e-mail ou mensagem

  • coleta e análise de desempenho de campanhas

  • compartilhamento de relatórios com equipes

  • rapidez na execução de métricas de performance

  • agilidade na tomada de decisão para ajuste ou orientação de campanhas

5 – Multiexperiência sensorial

Com o crescimento da Internet das Coisas (IoT), também se prevê a utilização de ferramentas de multiexperiência dentre as tendências de marketing no futuro próximo. Mas, afinal, o que isso significa?

Quer dizer que marcas vão usar cada vez mais utilidade como realidade aumentada virtual e mista para atrair, converter e manter clientes. Por exemplo, agências de viagens poderão criar espaços de visitas virtuais, cada vez mais próximas da realidade, com o objetivo de vender pacotes turísticos. Construtoras simularão o apartamento dos seus sonhos e você o poderá visitar, antes mesmo de ele existir. Já pensou? E por aí vai.

6 – Ações por geolocalização

Outra das grandes tendências de marketing é a geolocalização de ações de comunicação e vendas. Muitos aplicativos e lojas já utilizam isso como estratégia, aproveitando as oportunidades potenciais nos espaços onde atuam, portanto, concentrando melhor os seus esforços.

A delimitação de potenciais clientes pode se feita através do mapa de localização, mas também do histórico de interações com a loja física ou proximidades e, além disso, da interação com o concorrente. Ou seja, o resultado são ações muito mais personalizadas, atrativas e capazes de convencer o cliente.

7 – Mídia de massa como credibilidade de marca

Se as ações de ativação de clientes estarão mais concentradas em canais diretos, os veículos de comunicação de massa serão ótimos espaços para construção da notoriedade de marca. Isso porque suas características permitem grande alcance de público (inclusive para as áreas que ainda sofrem com dificuldades tecnológicas) e poder de convencimento. As emissoras de rádio, por exemplo, servirão para emprestar sua credibilidade às marcas, fazendo com que os clientes identifiquem os produtos ou serviços como de qualidade e confiáveis.