Uma pesquisa da plataforma Deezer mostra que o consumo de podcast cresceu 67% no Brasil em 2019. O estudo foi feito com dados de serviços de streaming como Spotify, Apple iTunes e Google Podcasts, além da própria Deezer, que viu o consumo de mídia na sua plataforma crescer 177% no mesmo período.

A adesão a esse formato, no Brasil, é maior do que outros países como França e Alemanha. Além disso, os brasileiros são bastante engajados ao podcast. Dentre os ouvintes, 25% tende a consumir mais de uma hora de programas em áudio por dia.

Os podcasts devem movimentar uma receita publicitária de US$ 1 bilhão em 2019, de acordo com levantamento da PwC. A tendência é que o setor veja seus rendimentos subirem nos próximos anos, com o valor subindo 21,3% até 2023. Com a previsão de crescimento desse mercado de podcast, cada vez mais cresce o investimento de gigantes como Google, Apple e Spotify. As marcas também começaram a ver nessa mídia um forte potencial.

O que incentiva a demanda por podcast

O avanço dos recursos tecnológicos tem bastante ligação com esse cenário. Mais celulares conectados a redes de internet mais rápidas e disponibilidade variada de plataformas de streaming contribuem para isso.

Outro fator é que podcasts e mídias em áudio, como rádio, por exemplo, podem ser facilmente consumidas ao mesmo tempo em que outras atividades são realizadas. Ou seja, esse hábito pode ser durante o banho ou dirigindo um veículo.

Aumento no consumo de áudio

Já tratamos aqui, em um post, sobre o aumento no consumo de áudio no mundo, inclusive pelo público mais jovem. De acordo com pesquisa do instituto Ipsos, o rádio alcança 85% dos consumidores semanalmente e 69% diariamente, considerados volumes superiores a qualquer outro formato de mídia nos Estados Unidos.

podcast cresce

Os dados apontam que o público está ouvindo mais e vendo menos. Todas as idades gostam de ouvir áudio e gastam uma média de 17,2 horas por semana com transmissão de rádio, serviços de streaming de música, podcasts e outros canais de áudio. As gerações Millennials e Gen Z são as que mais ouvem, com média de 18 horas por semana.

Bob Pittman, CEO da iHeartMedia, que encomendou a pesquisa,  afirmou ao portal Inside Radio que o formato de áudio está em alta e é uma necessidade para os profissionais de marketing que buscam atingir públicos segmentados. Segundo ele, mostra que a sociedade está vivendo um mundo de áudio, explorando uma visão geral da escuta de áudio e mostrando como é um dia na vida do ouvinte quando se trata de consumo de mídia.