Entre 12 e 21 de maio, durante a pandemia do novo Coronavírus, a consultoria Opinion Box realizou uma pesquisa para entender o comportamento online dos brasileiros. Dentre os objetivos, entender os hábitos de busca e as intenções dos usuários.
Quer saber o que a pesquisa demonstrou? O que os brasileiros estão procurando na internet? Quais os hábitos? Como estão sendo feitas as buscas?
Neste texto, vamos abordar alguns dados desse estudo inédito. Confira!
Sobre a pesquisa
Antes de entrar em detalhes nos resultados do estudo, vamos entender um pouco de como a pesquisa foi realizada. Homens e mulheres acima de 16 anos em todo o Brasil, que tenham feito buscas online nos últimos três meses participaram das 3.299 entrevistas (realizadas de maneira online).
O público respondeu a um questionário de 50 perguntas para a pesquisa, intitulada de State of Search Brasil. Confira mais detalhes do público:
- Mulheres – 52%
- Homens – 48%
Faixas etárias:
- 16 a 24 – 22%
- 25 a 29 – 14%
- 30 a 39 – 27%
- 40 a 49 – 19%
- 50 ou mais – 18%
Por região, a divisão ficou em 47% para o Sudeste, 23% para o Nordeste, 15% para o Sul, 8% para o Centro Oeste, 7% para o Norte.
Principais resultados
A pesquisa demonstra que uma tendência vem se confirmando: o crescimento do mobile. Nos 30 dias anteriores ao estudo, 85% dos pesquisados preferiu o celular ou tablet na hora de ir atrás de uma informação na web.
Contudo, outra tendência que vem sendo apontada há um tempo, a busca por voz, ainda não se confirmou realidade. Apenas 2% utilizaram a ferramenta para buscar na internet. Mesmo que esse percentual não considere a busca por voz utilizando assistentes como a Siri ou Alexa, está bem aquém.
5 buscas por dia
O estudo demonstrou que a maioria dos usuários faz até 5 buscas por dia. No desktop, 58% afirmaram fazer isso, e no mobile, 56%.
Mas, o que estão buscando? A pesquisa indica os principais temas buscados, dentre eles, informações sobre produtos, descobrir uma localização, saber onde comprar algo, descobrir o preço, saber a opinião de outras pessoas, ver avaliações, informações sobre o clima.
Outro dado importante é que a maioria dos consumidores que fizeram compras nos últimos três meses realizou uma pesquisa na internet antes de decidir pela compra. Entre os que compraram em lojas físicas, 76% realizaram uma pesquisa na internet antes de fechar o negócio.
Mais de 60% dos usuários escaneiam a primeira página de resultados na busca no Google e depois acessa o link. Outro insight é que 89% buscam por um produto no Google Imagens, indicando a importância do visual.
E mais: as compras online também aumentaram. No mês anterior à pesquisa, o índice passou de 15% para até 56%. Ou seja, quase 60% dos pesquisados realizaram alguma das suas compras via e-commerce.
Esses são alguns dados do estudo de comportamento, disponibilizado de forma pública no site da SemRush.
Como divulgar sua marca?
A pergunta que muitos fazem é: diante desses comportamentos do público, como divulgar meu negócio e garantir vendas?
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