Novidades

Projeto de Engenharia Elétrica da FSG reduz custos de torre de iluminação

Enviada em 22/11/2016 11:34:23
Compartilhar:
 
Rogério Valiati, gerente comercial da Lintec, e o estudante da FSG Geovan Rech

A partir de um estudo de componentes e fornecedores, dois alunos de engenharia da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) conseguiram reduzir os custos de produção de uma torre de iluminação, utilizada para iluminar obras noturnas. A proposta foi desenvolvida em um projeto de Extensão do curso de Engenharia Elétrica, em parceria com a empresa que produz as torres – Lintec, integrante do grupo Agrale.

O projeto dos alunos Anderson Fortes e Geovan Rech, sob a orientação do professor Clauber Ferraso, pode tornar o produto mais competitivo no mercado. Os estudantes trabalharam durante quatro meses e sugeriram alterações nas lâmpadas, reatores, alternadores e radiadores. Sem perder eficiência de iluminação, seria possível reduzir os custos em até 12,2%.

Além de sugerirem alterações no modelo original, a dupla também projetou um novo modelo, utilizando lâmpadas de LED. Como a lâmpada de LED consome menos energia para funcionar, oferecendo boa qualidade de iluminação, o projeto ficou ainda mais barato: redução de até 120% no preço de venda do produto original.

Fonte: Faculdade da Serra Gaúcha

Foto: Divulgação/FSG

 
Exxasul Comunicação e Mídia Av. Rio Branco, 840 - sala 1 - Caxias do Sul - RS
(54) 3028.7310
exxasul@exxasul.com.br
Curta a página da Exxasul no facebook!